Marrocos é daqueles países que se ama ou se odeia... a diferença de costumes, de crenças... a pobreza, a confusão... Marrocos é Marrocos. Aqui tão perto e ao mesmo tempo um mundo completamente diferente.
Ia com as expetativas baixas, mas com muita vontade de conhecer e saí de lá com muita vontade de voltar!
Onde fui?
Souks - Uma autêntica confusão, ruelas apertadas onde passam motos, carros, bicicletas, pessoas, tudo ao mesmo tempo... dezenas de ruas em labirinto, com centenas de lojas e onde todos os locais nos parecem os mesmos. É mesmo muito fácil nos perdermos e o Google Maps Offline foi uma excelente ajuda.
Por vezes surge alguém que se coloca à nossa frente e começa a falar connosco... a ideia é que quando damos por ela, se auto intitula de nosso guia e cobra dinheiro.... Como já sabíamos de antemão, quando acontecia apenas paravamos, falavamos uns com os outros e a pessoa desistia. Se tive medo? Imenso na primeira meia hora. Depois percebi que ninguém olha para nós, estão a fazer a vidinha deles e nós é que somos parvos em pensar que estão interessados em nos roubar/vender alguma coisa/impingir/etc... (Claro que convém ter cuidado, como em qualquer lugar do mundo).
Algures na cidade
Jardim Secreto - É lindo! Mas mesmo lindo! Podemos admirar a arquitectura islâmica num local que está junto ao souk mas onde não se ouve barulho nenhum.... Tranquilidade e beleza total!Praça Jemma El-Fna - É a loucura.... Muita gente, muita gente a tentar vender de tudo...Uma confusão total.... Gostei de almoçar ou jantar no Café de France e vêr toda a praça e a Mesquita Koutoubia ao fundo. Mas andar pela praça.... Não gostei muito.... De braços cruzados para não me pegarem na mão... Se pegam, é para fazer aquelas pinturas de henna, que eu pessoalmente não aprecio. Olhos bem abertos com a carteira e com os fofos que têm cobras e as colocam nos ombros dos turistas, só retirando se derem dinheiro.... Se me fizessem isso, acho que caía redonda para o lado.
Les Jardins Majorelle - Estes jardins foram descobertos por Yves Saint Laurent e o seu companheiro, pois estavam ao abandono.... Fizeram desta uma das suas casas e hoje em dia também aqui encontramos o museu Yves Saint Laurent.... Vi muita coisa, mas o museu propriamente dito, não consegui.... Há sempre um motivo para voltar :)
Onde fiquei?
Riad Les Matins de Marrakech - fiquei aqui 2 noites... Uma maravilha! O pequeno almoço delicioso, a beleza do Riad...o facto de ter uma pequena piscina (também foi escolhido por isso), a simpatia dos funcionários (são fantásticos mesmo e os transferes marquei com eles e foram impecáveis!). Há uma mesquita próxima por isso acordar pelas 5h com a música a chamar para a oração é normal (e eu até gostei, foi diferente - na segunda noite já não ouvi)
Be Live Collection Adults Only Marrakech - fiquei aqui nas outras 2 noites... Uma maravilha também! Boa animação, muito confortável, quarto enorme...e a comida.... ai a comida... Maravilhosa!!! Tem o TI que é divinal!!
Por tudo isto...AMEI!!
Um pequeno aparte, o aeroporto é fantástico!!
Sem comentários:
Enviar um comentário