sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Ainda há pouco fui à Madeira e já voltava!

Pois é, como disse aqui no blog, fui à Madeira em Junho. Logo a seguir à Grécia e antes das férias propriamente ditas, que foram no Algarve!

Eu e a minha amiga/colega (dream team) fomos a convite do Turismo da Madeira e fomos tratadas como rainhas.

Como trabalho em turismo e é importante para nós conhecermos tudo e mais alguma coisa, tivemos o privilégio de conhecer esta ilha de uma forma fantástica.

Por onde andamos? O que fizemos?

Começamos a visita por uma ida ao Mercado dos Lavradores, que fica localizado na zona antiga do Funchal. Foi inaugurado em 1940 e tem uma arquitectura própria do Estado Novo. Hoje em dia é muito visitado pelos turistas que se podem deliciar com a variedade de cores e cheiros, assim como pelos azulejos que representam a região e estão espalhados pelo mesmo.

Compramos alguns produtos aqui e cozinhamos os mesmos numa outra zona, no Armazém do Mercado. A Mafalda e a Luísa fazem parte do projecto Madeira Cook Experience e com a sua (grande) ajuda conseguimos confeccionar bolo de caco, peixe-espada com batata doce e mel de abelha, ceviche e a tradicional poncha. Sim, eu cozinhei! Depois reunimo-nos à mesa e deliciamo-nos com as iguarias e trocamos experiências. Foi fantástico, 100% aconselhável e num espaço novo, totalmente equipado e confortável.

Fomos as primeiras portuguesas a realizar esta experiência! Turistas estrangeiros são o público mais comum, por não haver ainda divulgação e interesse suficiente do público português. Do que depende de nós, é ponto de referência essencial quando falamos da Madeira.

A Luísa vai abrir em breve o restaurante Entre Amigos, no Funchal. É uma cozinheira de mão cheia, vão e vão querer voltar!

No Armazém do Mercado há ainda: o Museu do Brinquedo e o History Tellers.

O Museu do Brinquedo é um espaço com cerca de 20.000 peças entre carros, super heróis, máquinas, legos, casas de bonecas, soldadinhos de chumbo, aviões, jogos de madeira…há de tudo, sendo que algumas peças foram criadas em finais do século XIX e são oriundas de Portugal, Inglaterra, Alemanha e França. As peças são de coleccionador que a título de empréstimo decidiu colocar as mesmas neste espaço.

Mais informações aqui: www.armazemdomercado.com
O History Tellers consiste em descobrir a ilha, pela mão de um estudante da Universidade da Madeira. É super interessante para descobrir locais mais escondidos e ficar a conhecer mais a história da cidade. Há possibilidade de fazer circuito ou só visita do centro, que foi a que fizemos:

Armazém do Mercado, Mercado dos Lavradores, Rua da Boa Viagem, Rua D. Carlos I, Capela do Corpo Santo, Forte de São Tiago, Igreja do Socorro, Rua de Santa Maria e Armazém do Mercado.

As visitas podem ser feitas em português, inglês, francês, espanhol, polaco e grego. Por falta de disponibilidade a nossa foi feita por uma estudante francesa, mas em idioma inglês

Mais informações aqui: http://historytellers.pt/index_pt.html

Design
Centre Nini Andrade Silva

Localizado no edifício do Molhe – Fortaleza Nossa Senhora da Conceição, este espaço contempla uma loja, cafetaria e restaurante com assinatura do Chef Miguel Laffan, distinguido com uma estrela Michelin, assim como uma área de exposição permanente.

A comida, o espaço e a vista são fantásticos!

Mountain Expedition

Maravilhoso! Delicioso, incrível, fantástico…que bela forma de se conhecer a ilha!

De jeep, pelos montes e com paragem em miradouros lindíssimos. Um deles, o Pico do Arieiro foi daqueles para nunca mais esquecer e tivemos sorte com o tempo! Conseguimos ver as nuvens por baixo do Pico e apesar do vento muito forte, a vista foi de tirar o fôlego

De seguida fomos à Ponta de São Lourenço, no extremo oriental da ilha. Este local foi declarado Reserva Natural em 1989 e é lar de muita vegetação e espécies de aves únicas na Macaronésia

Almoçamos na Quinta do Furão, um local com excelente comida típica e uma paisagem ideal!

Next stop? Santana! Tivemos o privilégio de visitar uma casa típica, ainda habitada por um octogenário, que pernoita com a família noutra casa, mas que passa o dia aqui, a interagir com os turistas!

Hostel de Santa Maria

Para além de alojamento, tem também disponível um restaurante muito bom e onde há de tudo um pouco: pizzas, comida típica, sushi…agrada a todos.

Eu comi sushi. Eu não gosto de sushi. Mas queria algo diferente. Eu comi sushi, adorei e repeti!

Day Madeira Wine Tour

Na companhia da Sofia, uma contadora de histórias profissional, fomos conhecer algumas adegas e fizemos provas de vinhos: Vinhos Barbeito em Câmara de Lobos, Terras do Avô no Seixal e Blandy’s Wine Lodge, no centro do Funchal.

Para mim, que não sou apreciadora, valeu pela experiência e por conhecer pessoas e locais interessantes. Ainda fizemos uma pequena levada!

O almoço neste dia foi simples mas típico, numa quinta preparada para receber visitas deste género, a Casa do Lanço em São Vicente.

Madeira Native Motion

Be a Native not a Tourist, é o lema desta empresa que faz por inserir os visitantes em locais diferentes dos turísticos. Visitamos praias mais recatadas e experiências diferentes do “normal”.

Observação de golfinhos (e por sorte de tartarugas e peixe voador) e stand up paddle foi o que fizemos. Se na primeira enjoei (e muito, mesmo muito), na segunda amei! Nunca pensei que fosse possível porque sou medricas e não sou propriamente boa nadadora mas consegui! 100% aconselhado!

Maktub

Um local pacífico em Paul do Mar, em frente à praia e onde é possível ver um pôr-do-sol fantástico.

Local descontraído, ao som de reggae e com uma gastronomia que foi das melhores que já experimentei

Passeio Tukxi pelo Funchal

Partimos em Tukxi desde a Praça do Mar, no Funchal e percorremos durante 1h15 os locais mais interessantes, passando por ruas estreitas, visitando a fortaleza (local muito aconselhado para ver o fogo de artifício na passagem de ano) e miradouros.

Há diferentes tours a realizar e até tours personalizados. Sem dúvida a aconselhar

Beer House

Este restaurante está localizado na Praça do Mar, frente à marina e o cardápio inclui várias especialidades da ilha e a sua própria cerveja.